top of page

Projetos Realizados

Aílton Franco | Franco Produções

2022

Produção Audiovisual e Cultural

Design e desenvolvimento de site

O Aílton é o Diretor-Presidente e Produtor da Franco Produções, produtora de projetos audiovisuais para cinema e TV, sediada no Rio de Janeiro e com uma ampla trajetória de realizações culturais e educacionais, com destaque para a produção e realização anual do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro -  Curta Cinema, e que vem nos últimos anos voltando a sua atuação para a realização de projetos audiovisuais.

Imac-PNG-HD.png

A necessidade


O Ailton nos procurou com a missão de criar um site bilíngue para a Franco Produções para fortalecer a sua imagem institucional focada em sua atuação no mercado audiovisual e ao mesmo tempo valorizando a sua longa experiência em outros projetos culturais.

 

Um requisito importante era no quesito facilidade de manutenção: o site deveria ter um sistema de atualização de seu conteúdo simples, de modo que gestor tivesse autonomia para alimentar o site com novos projetos a medida que novos projetos surgisse ou que projetos antigos fossem recuperados em seu acervo.


Desenvolvimento do Projeto


Na conversa de briefing inicial, aprofundamos o conhecimento nas necessidades e expectativas do cliente e identificamos algumas oportunidades a serem exploradas para a marca e para o site, tudo dentro do orçamento já aprovado pelo cliente, com destaque para:

 

  • ·Desenvolvimento de logomarcas para cada uma das três frentes de atuação da Franco (Filmes, Cultural e Produções) a fim de fortalecer a identidade de cada ramo de atuação da produtora;

  • Blog para levantar discussões pertinentes ao mercado audiovisual poderiam ajudar a engajar o público com a marca;

  • Potencializar o uso da interface de Gestão de Contatos da Plataforma WIX para organizar melhor a ampla base de contatos da Franco e facilitar a visualização do histórico de relacionamentos, podendo gerar mais aproximação entre clientes, parceiros e fornecedores.

  • ·Uso da interface de email marketing da plataforma Wix para campanhas de divulgação de eventos e ações da Franco.

 

 

O desenvolvimento do site seguiu conforme o cronograma acertado com o cliente com duas frentes de trabalho que andaram em paralelo: a frente de Design e a frente de Conteúdo e Configurações da Plataforma.

 

Na frente de Design, o cinema foi fonte de inspiração para nortear o desenvolvimento das logomarcas das frentes de atuação e do próprio design do site, já que um dos objetivos da Franco era o de se apresentar como uma produtora voltada para o mercado audiovisual.

 

A partir da logomarca da FRANCO, já existente, foram acrescentadas três cores derivadas das cores primárias do círculo cromático RGB, sistema aditivo de cores-luz, princípio básico do cinema, da fotografia e das artes digitais. Cada cor a representar uma das três frentes de atuação — Franco Filmes, Cultural & Produções —  passando cada frente a ter uma marca própria.



quadro com logomarca em preto e branco da FRANCO, logomarca Franco Cultural em verde, Franco Filmes em Rosa e Franco Produções em azul
A logo original da Franco e as 3 logomarcas criadas para as 3 frentes de atuação da produtora.

As mesmas três cores foram a base para as cores do site.

 

A ideia da sala de cinema com um filme em exibição ( um clipe de alguns destaques de filmes e curtas produzidos pela Franco) surgiu pela vontade de trazer ao site um cenário importante para a história da Franco, as salas de cinema, tão presentes nas edições do Festival Curta Cinema, a mais importante realização da Franco.

 

printscreen da home page da Franco Produções com cena do Grande Otelo na tela e cadeiras de cinema
Print da Home da Franco com destaque para sua "sala de cinema"

O portfólio de produções realizadas foi estruturado em páginas dinâmicas para facilitar a manutenção das páginas no futuro e para viabilizar a rápida e fácil inclusão, revisão e exclusão de projetos do acervo do portfólio pelos colaboradores do site.


A frente de Conteúdo trabalhou a partir  de textos e imagens disponibilizadas pelo cliente e após pesquisa e análise, desenvolveu-se a formatação, padronização e adequação de estilo para garantir que o site passasse a mensagem da marca no tom certo e para o público certo.


Do lado da configuração da plataforma, os destaques vão para a organização e alimentação de dados das tabelas de dados, fonte de informação para as páginas dinâmicas do portfólio de produções e a importação e a organização da base de contatos da FRANCO merecem destaque.

 

O resultado foi um site simples de duas páginas principais, com o conteúdo organizado na Home (página Institucional) e página Sobre com informações sobre a história da Franco, link para o seu portfólio e apresentação de seus colaboradores e um futuro Blog (ainda não publicado, mas já previsto na estrutura do site).



 

 


 

Considerações Finais

Após a publicação do site, e durante o período de operação assistida, o próprio cliente revisou os textos dos  projetos apresentados no portfólio, adicionou novas imagens às produções, sempre com o nosso suporte e orientação. O site foi oficialmente lançamento em dezembro de 2022.