top of page

Projetos Realizados

Cláudia Pereira | Clau Pereira Fotografia

2021

Fotografia

Design e desenvolvimento de site com loja online

A Cláudia é fotógrafa profissional estabelecida em Lisboa desde 2018. Sua especialidade é a fotografia para fins comerciais, principalmente de comida e produtos, mas também realiza ensaios de interiores e  retratos para portfolios profissionais e branding pessoal. Tem encontrado na fotografia fine art uma maneira de expressar a sua forma de enxergar o mundo com fotografias de exteriores, natureza, viagem e lifestyle.


Imac-PNG-HD.png

A necessidade

 

Em fevereiro de 2021, a Clau nos procurou para desenvolver um novo site profissional com uma loja online para vender prints de suas fotografias. O site deveria traduzir o seu posicionamento como fotógrafa profissional de comida e produtos, mas também como uma profissional de arte fotográfica cujo trabalho estivesse à venda na loja online. O sistema de integrada ao site com uma plataforma de “dropshipping” para poder vender os seus prints de fotografias de paisagem, natureza e lifestyle sem ter de se preocupar com a impressão e envio das encomendas.  Ela já possuía um site que ela mesma havia criado no Wix, mas sentia que era hora de tornar a sua presença online mais profissional e alinhada com a identidade de sua marca que estava sendo desenvolvida naquele momento por outra profissional fora do nosso projeto.

 



Desenvolvimento do Projeto


O início do projeto foi marcado pela reunião de briefing com a cliente, momento em que exploramos a fundo todos os requisitos e desejos da cliente, conhecemos a sua rotina, compreendemos o seu público-alvo, discutimos possíveis oportunidades de negócio que o site pode ajudar a concretizar e identificamos as principais  restrições do projeto.

 

Após o entendimento detalhado da necessidade da cliente e planejamento das atividades, partimos para a execução do projeto propriamente dito.

 

O fato de a logomarca estar em desenvolvimento fora do nosso projeto exigiu a organização do projeto em duas frentes de trabalho em paralelo a fim de minimizar o impacto no cronograma final: a frente de design e a frente de conteúdo e configuração da plataforma.

 

Após a definição do conceito geral do site, que deveria transmitir a elegância e sobriedade do trabalho da Clau e de ser uma ferramenta de trabalho para ajudar a gerir o dia a dia de sua atividade online, e desenho da estrutura de páginas e conteúdo para atender os requisitos estabelecidos, e o estudo dos termos e palavras-chave para facilitar a indexação pelo Google, iniciamos o desenvolvimento das duas frentes de trabalho.


Na frente de Design, liderada pelo Alexandre, o maior desafio foi conceber a identidade visual do site sem termos ainda a logomarca finalizada (que ainda estava em desenvolvimento pela designer Tatiana Stanzani). Para garantir o alinhamento ao longo do projeto do conceito estético e identidade visual do site à nova logomarca em guache que estava a ser criada.foram necessárias algumas reuniões de alinhamento ao longo do projeto com envolvimento de todos.

 

As fotografias da Cláudia foram escolhidas como principais elementos da identidade visual do site para reforçar ainda mais a sua linguagem como fotógrafa.

 

Na Home foi dado destaque às suas fotografias de fine art na entrada do site para atender o desejo da cliente de apresentar sua linha de trabalho na fotografia fine-art e abrir outras portas para o seu trabalho. Uma seleção de imagens do seu portfólio de ensaios fotográficos mais comerciais complementou a composição da Home.

 

O design das demais páginas do site seguiu o mesmo conceito: valorizar as fotografias de ensaios fotográficos e de fine art como elementos decorativos do site, acompanhado pela escolha de cores clássicas (branco, preto, amarelo) e fontes elegantes.


Como bônus, criamos a marca Clack para a área de conteúdo do site, o seu blog/revista digital.

O nome Clack surgiu após um brainstorming divertido onde buscamos palavras que representassem o olhar fotográfico da Clau.


logo clack magazine

 Cla ( de Clau) + Click (o clique da máquina fotográfica) = Clack


Ao recebermos a logo em guache finalizada pela Tatiana, foram necessários alguns poucos ajustes para que tudo estivesse em harmonia. O resultado foi um site com uma estética elegante e sóbria como o próprio trabalho da Cláudia.

 

A frente de conteúdo e configuração da plataforma, liderada pela Cristina, avançou em paralelo ao Design, com o conteúdo textual do site, a coleta de informações de produtos para a Loja Online (a PRINT SHOP) e todas as demais configurações necessárias para o funcionamento do site e loja.


A estrutura do site envolveu a configuração na plataforma Wix de:


  • Loja online: Catalogação de cerca de 50 itens (fotografias) na loja online e sua integração com a plataforma de print-on-demand Printful;

  • Formulários de Orçamento e Contato;

  • ·Clack Blog: área de conteúdo elaborado pela Cláudia;

  • ·Conteúdo dinâmico para o portfólio de imagens de sessões fotográficas;

  • ·Configurações de recursos de SEO (textos e imagens);

  • ·Configuração da base de contatos/clientes;

  • ·Estruturação de newsletters.

  • Configurações técnicas e de ecommerce: migração de domínio do site, métodos de pagamento, métodos de envio, configuração de emails automáticos, orçamentos online.

 

Os textos institucionais foram propostos por nós e revisados e aprovados pela Cláudia antes de serem publicados.

 

Com o site pronto, demos suporte ao seu lançamento, com a elaboração de uma newsletter de divulgação e mantivemos o suporte à dúvidas e ajustes decorrentes do feedback dos primeiros visitantes, pelo período de operação assistida.