O que levou um profissional de design e uma profissional de gestão a desenvolverem uma iniciativa voltada para levar o Design para os pequenos empreendimentos?
O que levou esses dois profissionais com percursos profissionais parecidos, com passagens por empresas grandes e pequenas, consultorias , a decidirem apostar no Design como a ferramenta mais adequada para ajudar os pequenos empreendedores a alavancarem suas ideias, projetos, negócios e atividades profissionais de forma sustentável e saudável?
Se por acaso, chegou a esse post e não teve ainda a oportunidade de visitar nossa página Sobre, onde contamos um pouco de nossa história, neste post vamos recapitular um pouquinho e até ir um pouco mais a fundo nas motivações para a criação do Boxer Crab.
Como surgiu a ideia de ajudar os pequenos empreendedores
Estávamos em 2020, o ano em que a humanidade moderna se viu refém de um pequeno vírus, com milhões de pessoas no mundo todo tendo suas vidas alteradas, e, por consequência, milhões de negócios sofrendo as restrições impostas pela pandemia e seus resultados na economia global.
Além das perdas humanas, negócios de todos os tamanhos foram afetados, mas os pequenos empreendedores sofreram um impacto ainda maior. Muitos não conseguiram manter suas atividades abertas, outros conseguiram rapidamente se adaptar e outros até conseguiram criar oportunidades no meio dessa crise.
Novos modelos e formas de relacionamento de mercado mostraram-se necessários para a sobrevivência de muitos negócios. Vimos pequenos empreendedores cooperando entre si, se reinventando, suportando o comércio local, apostando em parcerias. A pandemia despertou o espírito de cooperação no mundo dos negócios e deixou claro que para quem é pequeno fazer aliados é essencial para vencer a crise. Esse espírito nos tocou e não foi a toa. Tivemos uma experiência interna (que já contamos na nossa página SOBRE) que nos despertou para essa necessidade. Como podíamos ajudar os pequenos empreendedores a se destacaram, a se fortalecerem, a potencializarem suas habilidades para poder enfrentar os tempos difíceis que vinham a caminho? Demos um mergulho em nossas experiências profissionais anteriores.
Uma reflexão conjunta sobre nossas experiências profissionais e de vida e como chegamos a nossa abordagem com o Design para pequenos empreendimentos
Ao longo de nossa passagem pelo mundo corporativo em diferentes setores do mercado (indústria e serviços), percebemos como a excelência em teorias de mercado e gestão de negócios era um “privilégio” oferecido por consultorias renomadas por valores altíssimos e fora do alcance das pequenas empresas. Mas que em sua essência, não tinham nada de tão sofisticado que não pudesse ser aplicado, numa versão simplificada, à realidade de pequenas estruturas de trabalho, sejam elas empresas, associações e organizações.
Passamos a observar de uma forma geral, as ofertas de serviços voltados para pequenos negócios existentes no mercado e percebemos o quanto de esforço era desperdiçado em vender produtos e serviços, sem uma preocupação maior para que que a linguagem da marca, os valores, a identidade do empreendimento, fosse refletida em cada interação com o cliente, em cada atendimento realizado , em cada email automático, no mesmo nível de capricho e cuidado investidos na estética e visual da marca.
Por um lado, temos um designer, que trouxe toda a ótica do Design nessa nossa reflexão, por outro temos uma profissional de gestão que passou por áreas de relacionamento com clientes e fornecedores e que pôde comprovar como a falta de consistência na interação com as partes interessadas pode ser crítico para a sua imagem institucional.
Ao adicionar ainda nossas experiencias individuais de consumidores, despertamos para pensar em como poderíamos levar uma experiência mais completa de Design e Gestão de um jeito mais simples e objetivo, sem “floreios” desnecessários: só o realmente necessário, para quem realmente precisa. Uma abordagem simples, mas preocupada com os pequenos detalhes que fazem a diferença, detalhes preservados pelos cuidados inerentes ao Design: cuidado em resolver problemas, em trazer mais conforto, em gerar identificação e memória, ou de trazer o apelo visual necessário pela beleza e funcionalidade.
Não nos intitulamos especialistas, afinal o conhecimento está disponível para todos, ou para quase todos que tem acesso ao magnífico mundo da internet, e há diferentes formas de aplicar a sua especialidade e conhecimento. Mas estamos dispostos a utilizar nossos conhecimentos em design, gestão de negócios e processos para ajudar os pequenos empreendimentos a tirarem o melhor proveito possível de investimentos feitos em Design.
Somos também cautelosos com as novas tendências que surgem a todo momento e com os polêmicos debates sobre as ferramentas e os recursos visuais mais trendy do momento. Estudamos com bom senso as crescentes demandas e novidades do mercado, mas sem perder de vista a realidade dos pequenos empreendedores e viabilidade de aplicação de acordo com os recursos disponíveis de cada um. E aqui não só os recursos financeiros, mas também os humanos.
Um empreendimento formado por uma equipa reduzida, ou por uma única pessoa, não pode ou não deveria sucumbir a sobrecarga de demandas em detrimento do bem estar das pessoas envolvidas no trabalho. Não podemos nunca deixar de questionar se todas as recomendações e tendencias seguidas por empresas médias e grandes que possuem diferentes equipes para tratar de diferentes assuntos, podem ser seguidas a risca por pequenas estruturas de trabalho.
Como boxer crabs, ficamos somente com o potencial do design, exclusivo e de qualidade, estendido à sua última preocupação estético-funcional, complementado por conhecimentos de gestão, das bases do marketing digital e das ferramentas estritamente necessárias para cumprir o nosso desejo: trazer benefício real à vida das pessoas envolvidas no trabalho.
Nosso foco de trabalho, os pequenos empreendimentos
Pretendemos trazer à tona o DESIGN, para que seus benefícios não fiquem apenas restritos a quem tem condições de pagar por uma equipe de UX, UI, Designers…
Queremos proporcionar aos empreendedores de pequenas iniciativas, a chance de ter um design forte que lhes permita avançar em tamanho, público e abrangência geográfica, se assim o desejarem, de forma simples e focada no seu modo de fazer. Adicionamos também uma força para se adaptarem à realidade digital, à sua nova realidade digital. Já que é impossível generalizar a transformação digital quando se trata de pequenos empreendimentos. É preciso respeitar as individualidades, já que cada um tem a sua história, os seus recursos disponíveis uma maior ou menor capacidade de adaptação para o mundo digital.
Ao tornar a iniciativa Boxer Crab voltada exclusivamente para os pequenos negócios, empreendimentos, ou trabalhadores independentes de comunidades locais, queremos oferecer-lhes a chance de terem um design de marca forte e um site bonito e funcional, como uma plataforma de suporte a gestão de sua operação, filtrando a chuva de ferramentas, estratégias e tendências que muitas vezes confundem ou tiram o foco dos esforços que realmente trazem resultados no dia a dia.
Com os nossos conhecimentos de Design e de Gestão de Negócios, adquiridos em anos de atuação em consultoria de gestão de projetos e com a organização de processos, documentos, e espaços digitais/físicos, queremos absorver-lhes o máximo das complexidades do dia a dia.
Nossa experiencia com plataformas voltados para a cadeia de suprimentos e e-procurement de grandes empresa nos deixa confortáveis para perceber melhor como adaptar plataformas de criação de sites e suas funcionalidades para atender as necessidades de negócio de um pequeno empreendimento.
Optamos por uma plataforma de criação de sites que permite ter além de um site, ter um painel que permite a visualização centralizada de toda a sua atividade online. Desenhamos as bases estruturais para tudo começar de forma organizada, com um fluxo de informações mapeado conforme a sua realidade e que deixe tudo guardadinho em seu devido lugar.
Priorizamos a visão do histórico das coisas, visão de quem é quem quando se trocam mensagens com contatos, facilidades na comunicação interna e com o público, por meio da automação e padronização de tarefas, porém sem trazer impessoalidade. Facilidades para extrair relatórios e ter uma visão mais organizada e ampla da sua relação com o público.
Ao levar um design que vai além da estética e se estende às minúcias do dia-a-dia, ajudaremos a encontrar soluções que estão perto do seu alcance e que não necessitam de grandes investimento para saírem do papel.
Aliás, ajudar a fazer tudo acontecer e fluir da forma mais harmoniosa e automática possível para que o pequeno empreendedor tenha mais tempo disponível para se dedicar ao que realmente importa –a qualidade do seu trabalho, o tempo para novos estudos e inovações. Afinal são as pequenas empresas ou trabalhadores independentes que mais precisam desse tempo e raramente tem condições para isso, por desperdiçarem horas do seu dia em tarefas operacionais. E esse é o nosso maior desafio.
Comments